Para evitar que o motor superaque\u00e7a usa se o sistema de arrefecimento que pode

Para evitar que o motor superaqueça usa se o sistema

This preview shows page 26 - 29 out of 45 pages.

Para evitar que o motor superaqueça usa-se o sistema de arrefecimento que pode ser água e/ou fluido ou ar. O Sistema de arrefecimento tem por objetivo impedir que os elementos mecânicos do motor atinjam uma temperatura muito elevada ao contato com os gases da combustão, ou seja, controlar a temperatura ideal dentro da faixa de oper ação do motor” (TILLMANN, (2013) . Os sistemas a água e/ou fluido são munidos do radiador, reservatório de expansão, válvula termostática, duto de passagem para o fluido, canais internos no cilindro, bomba de água e etc., com o funcionamento do motor o fluido circula pelos canais que são projetados no interior do cilindro, quem controla esse fluxo é a válvula termostática, apôs o motor atingir certa temperatura a válvula se abre fazendo com que o fluido escoe para o radiador onde será feito a troca de calor com o meio externo. Os sistemas a ar são dotados por aletas ou nervuras que aumentam a superfície metálica em contato com o ar, o fluxo de ar é gerado pelo movimento do veículo aproveitando os aspectos aerodinâmicos. Como podemos observar nesse capítulo, cada componente do motor possui a sua função específica, que quando em conjunto produz o fascinante funcionamento do motor a combustão interna.
Image of page 26
26 2 CICLO OTTO Como vimos no capítulo anterior, cada componente possui suas características que devem ser observadas para um bom funcionamento do motor, mas é importante que esses componentes sejam dimensionados da melhor forma possível para o melhor aproveitamento do trabalho fornecido pela explosão decorrente entre a reação dos gases na câmara de combustão. 2.1 ANALISE TEÓRICA DO CICLO OTTO “O funcionamento dos motores pode ser analisado pelo recurso à termodinâmica, dividindo o seu ciclo de funcionamento em diferentes processos: admissão, compressão, fornecimento de calor, expansão, etc. ”. (MARTINS, 2011). A termodinâmica estuda as relações entre calor e trabalho e as propriedades das substâncias que interagem nestas relações cita Tillmann em seu material de trabalho apresentado a universidade federal de Santa Maria em 2013. FIGURA 2.1- Diagramas p-V e T-S do ciclo Otto . FONTE: Brunetti, 2012, p 97 Nos diagramas da Figura 2.1, os eixos das abscissas trazem propriedades Termodinâmicas extensivas volume e entropia propriedades estas que dependem da massa do fluido ativo (sistema) e, portanto, do tamanho do motor. As propriedades termodinâmicas podem ser classificadas em propriedades extensivas e intensivas, Brunetti, 2012 explica que as propriedades extensivas são as
Image of page 27
27 que dependem da quantidade de matéria do sistema (massa, volume, energia interna, entalpia e entropia) já as propriedades intensivas são as que não dependem da quantidade de matéria do sistema (pressão, temperatura). No estudo da termodinâmica presente nos motores de combustão interna, não podemos deixar de citar o ciclo de Carnot, desenvolvido pelo francês Nicholas Carnot em 1823, Tillmann (2013), conta que.
Image of page 28
Image of page 29

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 45 pages?

  • Summer '16
  • Motor de combustão interna, Cambota

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes