3 características das águas pluviais e sua

Info icon This preview shows pages 576–578. Sign up to view the full content.

3 Características das águas pluviais e sua influência no processo de infiltração e na estabilidade estrutural do solo A água é considerada um solvente universal e, devido a essa propriedade, atua na atmos- fera dissolvendo compostos químicos e gases. Isso faz com que suas características variem de região para região, conforme o período do ano. Mas sendo um excelente solvente, a água não só leva elementos e compostos químicos para o solo, como dele os remove. Cabe lembrar que a água é também um solvente de gases e, com isso, pode atuar dependendo das condições atmosféricas geradas, por exemplo, pelo excesso de veículos a combustão em circulação, ge- rando chuvas ácidas, muitas vezes prejudiciais à estabilidade estrutural do solo. Assim, parece oportuno que a engenharia abandone o seu olhar míope no trato de rupturas de encostas, focado apenas no volume e na distribuição das precipitações pluviométricas, para analisar melhor os efeitos provenientes da ação química das águas pluviais, servidas e oriundas de áreas agrícolas. A água, enquanto solvente e meio de transporte de substâncias químicas, atua sobre as propriedades e o comportamento do solo influenciando na estabilidade dos maciços e no processo de evolução das erosões.
Image of page 576

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A infiltração e os fenômenos da inundação, erosão e esqueletização do maciço 547 A água possui também um elevado calor específico e, com isso, requer um elevado for- necimento de energia para que se altere sua temperatura. A título de exemplo, enquanto a água tem calor específico igual 1 cal/g.ºC, o alumínio apresenta calor específico igual a 0,22 cal/g.ºC e o ferro calor específico igual a 0,11 cal/g.ºC – convém lembrar que esses dois ele- mentos químicos estão presentes em grandes quantidades nos solos tropicais. Percebe-se, en- tão, que, ao precipitar-se sobre o solo a uma temperatura distinta da dele, a água da chuva não só promoverá variações térmicas significativas no solo, como também passará por alterações térmicas no processo de fluxo. Com isso, há que se considerar que não só ocorrerão variações de poros no solo devido às mudanças térmicas sofridas pelos minerais, como também a pró- pria água terá sua viscosidade e densidade alteradas durante o fluxo e, por consequência, nele intervirá. Esses são aspectos que precisam ser melhor estudados e que são complementares ao efeito da chuva em si sobre as propriedades e o comportamento dos maciços terrosos. Ainda sobre as propriedades da água, cabe lembrar a sua elevada tensão superficial, o que lhe propicia a formação do efeito membrana. Da interação água-atmosfera-mineral dá-se origem às tensões capilares que atuam nos solos não saturados, ampliando a sua resistência e estabilidade estrutural. No solo, a água atua ainda suprindo a demanda de energia das par- tículas de argila (forças de adsorção), o que as une fortemente na disputa pelas moléculas de água e torna o solo mais estável e resistente frente aos esforços a ele impostos. Com isso,
Image of page 577
Image of page 578
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern