Sabe exatamente como os erp tem afetado a área da

This preview shows page 18 - 21 out of 141 pages.

sabe exatamente como os ERP tem afetado a área da Contabilidade em uma organização (RICCIO, 2001, p. 7). As questões estudadas nesta pesquisa podem contribuir para uma melhoria das ações das empresas no cumprimento de suas obrigações legais, e essas ações passam por implementações, melhorias e reformulações de políticas no tocante ao atendimento legal. Para as empresas fornecedoras de ERP´s, este estudo pode contribuir com novas abordagens de melhoria de seus produtos relacionados à gestão de tributos Essa abordagem poderá sugerir melhorias que diferenciarão esse fornecedor de software no mercado competitivo de ERP. Desse modo, com este trabalho, objetiva-se registrar as atuais práticas utilizadas pelas empresas estudadas, para atender às obrigações tributárias com o uso do ERP. 1.4 Organização do Trabalho Este trabalho será dividido conforme o seguinte: a) capítulo 1: são apresentadas as questões de pesquisas, objetivos, justificativas e a forma como este estudo está organizado; b) capítulo 2: são apresentados conceitos sobre os Sistemas Integrados, além de discutidos conceitos, razões e aspectos de implementação e mesmo de ajuste às necessidades das empresas, além das várias abordagens de avaliação de sistemas de informações; c) capítulo 3: são delimitadas a função da gestão nas organizações e são apresentadas as tarefas as quais esse processo executa, bem como suas relações nas organizações; d) capítulo 4: é apresentado a metodologia do trabalho e os conceitos metodológicos segundo os quais a pesquisa foi delineada, a justificativa das abordagens, dentre outros aspectos metodológicos. e) capítulo 5: é apresentado os resultados da pesquisa;
Image of page 18

Subscribe to view the full document.

19 f) capítulo 6: é apresentado a discussão dos resultados da pesquisa. Neste tópico relacionam-se os resultados encontrados na pesquisa com os dados da plataforma teórica; g) capítulo 7: é apresentada a conclusão do trabalho e a indicação de estudos futuros.
Image of page 19
20 2 SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO Como apontam Otero e Parisi (2003), ”não há uma definição precisa e inquestionável do que seja um ´sistema E.R.P´ “. No entanto, essa palavra apresenta-se com freqüência no meio acadêmico, na mídia e nas organizações. De acordo com Correa, Gianesi e Caon (2001, p. 317), o ERP é um Sistema de Informação constituído por módulos que atendem às necessidades de informação operacional e de apoio à tomada de decisão de todos os setores da empresa, integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante. É entendido como a evolução do MRP II, na medida em que controla tanto os recursos diretamente utilizados na manufatura quanto os demais recursos da empresa. A Deloitte Consulting (1998 apud SOUZA, C. A. 2000, p. 11) define o ERP como um pacote de software de negócios que permite uma companhia automatizar e integrar a maioria de seus processos de negócio, compartilhar práticas e dados comuns por meio de toda a empresa e produzir e acessar informações em um ambiente de tempo real.
Image of page 20

Subscribe to view the full document.

Image of page 21
  • '16
  • James
  • sistemas erp

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern