conhecidos bem como as a\u00e7\u00f5es tomadas sobre as consequ\u00eancias da interven\u00e7\u00e3o

Conhecidos bem como as ações tomadas sobre as

This preview shows page 66 - 68 out of 221 pages.

conhecidos, bem como as ações tomadas sobre as consequências da intervenção humana nos ecossistemas. As complexas e dinâmicas interações entre os recursos estoque-fluxo e fundo- serviços, cuja totalidade pode ser chamada de elementos estruturais do capital natural, produzem as funções ecológicas ou as funções ecossistêmicas. O conhecimento humano sobre como as funções ecossistêmicas que emergem do funcionamento e da interação dos elementos estruturais do capital natural é muito limitado, o que dificulta a antecipação dos impactos das atividades humanas sobre tais funções. As tomadas de decisão relacionadas às funções ecossistêmicas envolvem elevado grau de incerteza, o que justifica o recurso ao chamado Princípio da Precaução. A aplicação do Princípio da Precaução tem por objetivo a adoção de medidas relativas a uma fonte potencial de danos, sem esperar que se disponha de certezas
Image of page 66
58 científicas quanto às relações de causalidade entre a atividade em questão e o dano temido. Esta postura representa uma ruptura com as práticas anteriores de prevenção, que tinham o conhecimento racional por fundamento. A precaução, ao contrário, implica tomar uma certa distância em relação à ciência e à tecnologia, como um eco de desencantamento da opinião pública em relação a estas. A aplicação do Princípio da Precaução significa uma (re)imposição de restrições bastantes severas à racionalidade econômica prevalecente, restrições essas fundadas em valores éticos, como a solidariedade para com as gerações futuras (ROMEIRO, 2000). A Economia Ecológica, por ser uma área caracterizada pelo pluralismo metodológico e pela heterogeneidade de enfoque, reúne posições que vão desde o suporte ao exercício valorativo do meio ambiente a posições de relativo descaso a essa temática. O ponto importante a se frisar é que há um consenso entre os economistas ecológicos de que a principal limitação da valoração econômica do meio ambiente, atualmente praticada, é que ela confere um caráter fortemente economicista às análises envolvendo o meio ambiente, não conseguindo captar valores referentes à maioria dos serviços ecossistêmicos, bem como outras dimensões de seus valores, não contemplando importantes aspectos relacionados à dinâmica dos processos naturais e sua complexidade, estando esta deficiência relacionada à grande complexidade das interações ecossistêmicas e à falta de informações que permita um correto tratamento dessas interações (ROMEIRO, 2002). Sistema econômico, capital natural e ecossistemas O sistema econômico opera inserido no meio ambiente, com o qual interage, dele retirando recursos naturais essenciais para serem transformados em bens e serviços visando ao consumo. Tanto a produção como o consumo geram resíduos, rejeitos, poluentes que, em boa parte, acabam sendo devolvidos ao meio ambiente. A extração de recursos naturais – notadamente os não-renováveis – não só altera a disponibilidade destes na natureza, como tem impactos sobre o estado geral do meio ambiente. Assim, as
Image of page 67
Image of page 68

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes