portanto não h� preços para revelar seu valor deve se usar uma forma de análise

Portanto não h? preços para revelar seu valor deve

This preview shows page 40 - 43 out of 221 pages.

portanto, não há preços para revelar seu valor, deve-se usar uma forma de análise de custo- benefício em que os valores sociais dos bens e dos serviços reflitam variações de bem-estar das pessoas e não somente dos seus respectivos valores de mercado. Os economistas desenvolveram vários métodos para estimar o valor monetário dessas funções, isto é, determinar seu valor monetário em relação a outros bens e serviços da economia (SEROA da MOTTA et al., 1996). Comune (1992) comenta que o desenvolvimento teórico e instrumental mais importante para o aprimoramento da teoria neoclássica relaciona-se ao problema da revelação das preferências e da estimação dos danos no domínio do meio ambiente. A necessidade de conceituar o valor econômico do meio ambiente, bem como de desenvolver técnicas para estimar este valor, surge, basicamente, do fato incontestável de que a maioria dos bens e dos serviços ambientais e das funções providas ao homem pelo ambiente não é transacionada no mercado (MARQUES e COMUNE, 1999). Determinar o valor econômico de um recurso ambiental é estimar o seu valor monetário em relação aos outros bens/serviços disponíveis na economia. Portanto, qualquer que seja a forma de gestão deste recurso, o gestor terá de equacionar o problema de alocar um orçamento financeiro limitado frente a uma enorme quantidade de alocações de gastos possíveis e que visam diferentes opções de investimentos ou consumo (COMUNE, 1992).
Image of page 40
32 Seroa da Motta (1998) propõe um roteiro em que apresenta os principais procedimentos que o usuário dos métodos de valoração poderá utilizar como forma de orientar um estudo de valoração ambiental de um recurso natural. A organização do roteiro é de forma resumida e apresentada da seguinte forma: (i) etapas que distinguem um segmento exclusivo de valoração; (ii) hipóteses que definem a correlação entre a variação da disponibilidade do recurso ambiental e o resto da economia; (iii) situações que definem a disponibilidade de informações que restringem o uso de cada método; (iv) procedimentos que indicam os métodos apropriados para cada situação. Os métodos de valoração podem ser classificados como diretos e indiretos. Os métodos diretos procuram captar as preferências das pessoas, utilizando-se de mercados hipotéticos ou de mercados de bens complementares para obter "a disposição a pagar" dos indivíduos pelo bem ou pelo serviço ambiental. Por sua vez, os denominados métodos indiretos procuram obter o valor do recurso através de uma função de produção, relacionando o impacto das alterações ambientais a produtos com preços no mercado. Os principais métodos são representados na figura 3.
Image of page 41
Figura 3 - Principais métodos de val Fonte: Adaptado de Seroa da Motta Os métodos indire através de uma função de pr marginal do recurso ambien produtos no mercado que seja Estes métodos exigem o conh econômico na produção, que produto afetado (produtividad evitados, custos de controle, c 1977). A figura 4 demonstra o 33 loração de serviços ambientais. (1998).
Image of page 42
Image of page 43

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes