Afirmar que a alta porosidade dos solos

Info icon This preview shows pages 150–152. Sign up to view the full content.

afirmar que a alta porosidade dos solos intemperizados apresenta-se como um aspecto favo- rável à infiltração de água nos solos. No entanto, a sensibilidade das ligações cimentícias pode apresentar-se como um aspecto desfavorável quanto à utilização de sistemas de drenagem alternativos. A atuação diferenciada do intemperismo aliada aos aspectos geológicos, entre outros fatores, faz com que as propriedades desses solos apresentem uma grande variabilida- de, surgindo a necessidade de estudos regionalizados. Nas regiões tropicais, são comuns as chuvas e as variações de temperatura. Ambas in- fluenciam diretamente na infiltração da água no solo, pois promovem as variações do teor de umidade do solo e do nível do lençol freático. Quanto à influência da umidade do solo na infiltração, Restrepo (2010) explica que, quando a água é aplicada em um solo seco, não há movimento descendente dessa água até que as partículas do solo estejam envolvidas por uma fina película d’água. As forças de atração molecular e capilar fazem com que a capacidade de infiltração inicial de um solo seco seja muito alta. À medida que a água percola, a camada superficial vai ficando semissaturada, fa- zendo com que as forças de capilaridade e/ou sucção diminuam. Com isso, diminui também a capacidade de infiltração, que tende a um valor constante após algumas horas. Outro fenôme- no diz respeito à possibilidade de a infiltração de uma lâmina d’água contínua confinar a fase
Image of page 150

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Perfil de intemperismo e infiltração 119 ar, colocando-a sob pressão positiva e fazendo com que atue obstruindo o fluxo. Essa mesma pressão pode ainda atuar promovendo a desagregação do solo superficial ao atingir níveis que superam a coesão e a tensão efetiva do solo. Parte dos solos encontrados no Distrito Federal possui uma camada de argila porosa colapsível que, de acordo com Cardoso et al. (1995), são solos profundamente intemperiza- dos, formados por agregados de matriz fortemente argilosa, interligados por pontes de argila, apresentando elevados índices de vazios, com valores entre 1,0 e 4,0. Tais características do solo proporcionam grande facilidade de infiltração das águas de chuva e, consequentemente, alteração das propriedades mecânicas dos solos, devido à variação do grau de saturação e, por conseguinte, da sucção matricial (MORTARI e CAMAPUM DE CARVALHO, 1994). Restrepo (2010), por meio de ensaios de infiltração em um furo de 10 cm de diâmetro e 2 m de profundidade, identificou como avança a frente de umedecimento no campo. A autora monitorou a umidade antes e depois de ensaios de infiltração em 39 furos a trado manual. Os resultados mostraram que a infiltração ocorre com mais intensidade na porção inferior do furo principal, apontando, assim, para a grande relevância de se preservar a infiltrabilidade na base das trincheiras e poços em solos porosos colapsíveis, tendo em vista a elevada permea- bilidade vertical dos solos regionais. A maior ou menor capacidade de infiltração vertical está
Image of page 151
Image of page 152
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern