Que subir o mauna kea numa história era uma coisa e

Info icon This preview shows pages 264–266. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
que subir o Mauna Kea numa história era uma coisa, e fazer isso de verdade era uma maluqueza só. A Badessa falou que a Meronym podia ir adonde ela bem queria, mas não deu mando pa num-ninguém ir com ela de guia não, causa-que aquele pico era muito esconhecido e riscado, três dias pa subir mais três pa descer, e mais os dingo e os Kona e sabe Sonmi o que mais no caminho, e além disso tinha que aperparar po escambo de Honokaa e todo mundo ia ter que trabalhar. Pois aí foi eu que espantei todo mundo quando arresolvi ir com ela. Num- ninguém me achava a gente mais corajosa da casa. Antonce por que é que eu fazi isso? Muito simple. Primeiro, que eu tinha uma diva com a Meronym causa- que ela salvou a Catkin. Segundo, minha alma já tava meio empedrada, eu num ia renascer mesmo, e aí o que é que eu tinha a perder? Mais melhor o Velho Georgie comer minha alma que a alma de outra gente que senão ia renascer, né? Num é corage não, é só juízo. A Mãe num pareceu gostar não, todo mundo muito ocupado nos Vale, causa-que o tempo da colheita tava chegano e coisa e tal, mas veio o sol-nascer do dia que eu e a Meronym combinou de partir e a Mãe me deu o decomer pa viagem que ela defumou e salgou e falou que o Pai ia ficar gulhoso de me ver tão corajoso. O Jonas me deu um pau de espeto dos bom, feito de peixe-pedra, e a Sussy deu uns muleto de madrepela pa brilhar e cegar os olho do Georgie se ele corria trás de nós. Meu primo Kobber veio cuidar das minhas cabra, ele deu um saco de passa das parreira da família dele. A Catkin foi a última, ela beijou eu mais a Meronym tamém, e fez nós prometer que voltava em seis dia. Seguino pa leste do Sloosha, nós num subiu pela trilha de Kukuihaele não, nós foi por dendo, po sul, margeano o ribeiro Waiulili, e cheguei na clareira perto da cachoeira de Hiilawe adonde eu contrei com os Kona que matou o Pai cinco-seis ano antes. A clareira tava coberta de mato, só tinha uns queimado no meio, vestijo dos campamento antigo. Nos raso da lagoa de Hiilawe espetei uns dois peixe-pedra com o presente do Jonas, pa os nosso decomer render mais. Choveu e aí o Waiulili tava forte demais pa travessar a pé, e aí nós foi subino pelo meio da prantação de cana de açucre, meio dia de travessia difice té nós chegar na serra de Kohala; o descampado ventoso fez nós arfar, e pelo meio das nuve dava pa ver o Mauna Kea, mais alto que o céu sim. Eu já tinha vido o Mauna Kea de Honokka, craro, mas a montanha que a gente quer subir não é a mesma que a gente num quer subir não. Fica menos bonitosa. Se a gente faz silenço dá té pa ouvir ela. A cana foi rareano e aí só tinha uns pinheiro seco e nós chegou na trilha de Waimea, dos Antigo. Nós seguiu várias milha naquela estrada velha e rachada, té encontrar um caçador de pele e o cachorrim alegre dele, junto duma lagoa torta. O nome dele era Velho Yanagi, e ele tava com pulmão podrido, tão mal que num ia demorar não po Jovem Yanagi sumir o serviço da família, eu
Image of page 264

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
maginei. Nós falou que era erveiro procurano umas pranta especial, e pode ser
Image of page 265
Image of page 266
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern