Multiplicarão novos nomes e novos suces sos portugal

This preview shows page 4 - 6 out of 65 pages.

multiplicarão novos nomes e novos suces- sos. Portugal, orgulhoso, agradece. Alexandre Miguel Mestre Secretário de Estado do Desporto e Juventude. ATLETISMO ESCOLAR – ATLETISMO FEDERADO A COOPERAÇÃO VIRTUOSA – A CONVERGÊNCIA NECESSÁRIA Mesmo em tempos de profunda crise económica, financeira, ideológica e moral como a que, actualmente, se vive no nosso país, é imperioso continuar a acreditar que é possível um Futuro melhor para a Juven- tude de hoje. O Futuro não pode ser hipo- tecado. Em tempos de pessimismo, de frustrações e de forte austeridade as instituições, os seus dirigentes e os seus técnicos especia- lizados terão de exigir ainda mais de si pró- prios, reforçando as boas práticas, inovan- do e corrigindo eventuais dispêndios de recursos, porque está longe de se ter esgo- tado o que se pode fazer pela Juventude. Actuar de forma concertada e com sentido estratégico, em obediência a objectivos que interessam a todos – contrariando os egoísmos das instituições – permitirá um outro nível de resultados, de desenvolvi- mento e de galvanização por parte dos agentes envolvidos. Este tem sido o caso muito positivo da parceria existente, há vários anos, entre o Ministério da Educação /DGE/GCDE/CLDE e Federação Portuguesa de Atletismo com as suas Associações Regionais/Distritais. Através dessas cooperações, desse esforço de articulação, conseguiu-se melhorar a
Image of page 4
8 9 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO PREFÁCIO PREFÁCIO coordenação das políticas dos dois subsis- temas – educativo e federado – bem como se clarificaram objectivos e prioridades. As estruturas destes subsistemas foram de- senvolvendo, de forma não casuística, um importante programa de iniciativas que se dirigiram àqueles que conquistaram por mérito, o direito a representar a Escola, o Clube ou o País – individual ou colecti- vamente. Estas iniciativas fazem parte de uma orientação estratégica comum que procurando sensibilizar os estudantes para o gosto pela prática regular do Atletismo, nas suas diferentes disciplinas, permita a criação de uma atitude de permanente superação – individual ou em grupo – em que todos tenham direito ao seu Pódio. Aos subsistemas educativo e federado competirá, em convergência de esforços, evitar o desperdício de oportunidades de aquisição e de desenvolvimento das capa- cidades dos pré-adolescentes e adolescen- tes bem como o desperdício dos talentos que se revelem. Os exemplos dos países mais evoluídos no alto rendimento desportivo demonstram claramente que o caminho certo passa pelo alargamento da base de prática e por um processo de selecção e identificação de jovens talentos que possam beneficiar, em tempo, do apoio adequado da comunida- de de forma a maximizar o seu potencial. A elaboração deste dossier, da responsabi- lidade da Direcção Técnica da FPA, dedica- do ao ensino-aprendizagem do Atletismo é mais uma das formas com que a estrutura federada da modalidade pretende contri- buir para a valorização da intervenção dos docentes de Educação Física em ambiente escolar.
Image of page 5
Image of page 6

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors