essenciais de um sistema bem como suas contribui\u00e7\u00f5es para o desempenho de

Essenciais de um sistema bem como suas

This preview shows page 107 - 109 out of 221 pages.

essenciais de um sistema, bem como suas contribuições para o desempenho de outros sistemas. Ainda segundo Bossel (2001), dentro da abordagem baseada em sistemas, a obtenção de indicadores apropriados deve seguir os seguintes passos: i. obtenção de um entendimento conceitual para o sistema total; ii. identificação de indicadores representativos, ou seja, seleção de variáveis que descrevam os componentes do sistema que são essenciais para a viabilidade e a performance da totalidade do sistema; iii. avaliação de performance baseada em indicadores de estado; e iv. desenvolvimento de um processo participativo, no sentido de que é necessário que um amplo espectro de conhecimento, experiência, modelos conceituais e de preocupações sociais e ambientais que garantam a construção de conjuntos abrangentes de indicadores. Reed et al., (2005) afirma que a abordagem apresentada em Bossel (2001) é parte de um processo mais amplo de convergência entre abordagens reducionistas e participativa para construção de indicadores que tenham como foco o desenvolvimento sustentável. A primeira (reducionista) reconhece a necessidade de indicadores que quantifiquem as complexidades envolvidas na dinâmica dos sistemas, mas não
Image of page 107
100 necessariamente enfatizam a variabilidade complexa das perspectivas dos usuários de recursos. A segunda é baseada em uma filosofia participativa e os seus adeptos enfatizam a necessidade do entendimento do contexto local e questionam a maneira com a qual os experts estabelecem objetivos e prioridades. Dentro da perspectiva da construção de indicadores que envolvam processos participativos, Reed et al., (2005) afirmam que vincular indicadores a visões e a objetivos comunitários, potencialmente em resposta a diferentes cenários futurísticos, pode fazer com que as próprias comunidades se tornem mais ativamente envolvidas no processo de desenvolvimento e aplicação de indicadores. Cientistas da área da Pesquisa Operacional desde a década de 1970, vêm desenvolvendo métodos que visem a solucionar problemas envolvendo múltiplos objetivos. Conforme comenta Rosenhead (1990), houve a necessidade de se desenvolver novos métodos para superar as limitações dos estabelecidos pela Pesquisa Operacional, desta forma ampliando o corpo teórico da PO. Assim, o marco teórico da metodologia multicritério consiste no trabalho de Keeney e Raiffa (1976) e, posteriormente, de Roy (1986). A partir de então, vários métodos surgiram (ZUFFO, 1998) ; (ZUFFO, 2009). Existem dentro da PO duas vertentes: (i) Multicriteria Decision Making (MCDM), que busca desenvolver modelos matemáticos com vistas a encontrar uma solução ótima, pré- existente às percepções dos decisores – corrente de pensamento da escola americana; e (ii) Multicriteria Decision Aid (MCDA), que busca desenvolver entendimento a respeito de um contexto a partir das percepções dos envolvidos no processo, esta é a corrente de pensamento da escola européia (IGARASHI, 2007) ; (PALADINI, 2007). Entretanto, apesar da diversidade de metodologias, cabe ressaltar que a partir de
Image of page 108
Image of page 109

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 221 pages?

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes