Técnicas de Redação

O vocabulário é rico e são observadas as normas

Info icon This preview shows pages 3–5. Sign up to view the full content.

View Full Document Right Arrow Icon
jurídicos e nas sessões do tribunal. O vocabulário é rico e são observadas as normas gramaticais em sua plenitude. Linguagem coloquial ( sermo usualis ). Utilizada pelas pessoas que, sem embargo do conhecimento da língua, servem-se de um nível menos formal, mais cotidiano. É a linguagem utilizada no rádio, na televisão, nos meios de comunicação de massa tanto na forma oral quanto na escrita. Emprega-se o vocabulário da língua comum e a obediência às disposições gramaticais é relativa, permitindo-se construções próprias da linguagem oral. Aula 4 Linguagem de redação O texto deve primar por algumas qualidades básicas e necessárias para sua finalidade. Clareza. O concurso espera de você um texto rápido e claro. A mensagem deve primeiramente indicar ao leitor o pensamento básico e os argumentos sobre a idéia principal. Quem lê uma redação não pode se irritar e ficar procurando reler várias vezes para compreender uma simples idéia. A clareza na redação depende, antes de mais nada, da clareza do pensamento inicial: não se podem transformar idéias confusas em mensagens claras. Se não conhecemos o assunto abordado, conseguiremos, no máximo, comunicar nossa incompetência. Concisão. O tempo disponível que se tem para escrever não permite que você perca tempo com coisas sem importância para o desenvolvimento de sua idéia principal. Mesmo aos argumentos e informações importantes, deve-se dedicar o tempo estritamente necessário. 3
Image of page 3

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

View Full Document Right Arrow Icon
Mensagens concisas contribuem para que o candidato tire o máximo proveito do espaço no papel. As frases extravagantes nada acrescentam ao conteúdo. Pior: prejudicam. Em nome da concisão, é claro, não se devem sacrificar as idéias importantes nem eliminar as considerações pertinentes. O ideal está no perfeito equilíbrio entre os dados que se pediram e aqueles que se oferecem. Coesão. Todas as partes da mensagem devem guardar relação entre si. Para isso, não se deve avançar aos saltos e retroceder para completar idéias que se deixaram incompletas em parágrafos anteriores. Cada oração deve vincular-se com a seguinte. Também entre os diversos parágrafos deve-se fazer presente a sensação natural de continuidade e interligação das diversas idéias. Chega-se, assim, à unidade e à coerência do texto. A coesão faz com que o leitor entenda mais facilmente a mensagem, fazendo-o sentir-se como que levado pela mão, ao longo dos diversos parágrafos, até o final do texto. A conexão entre os diversos parágrafos fica mais nítida mediante palavras e expressões de transição, tais como “assim sendo”, “desse modo”, “apesar disso”, etc. Naturalidade. A linguagem da redação deve ser simples, espontânea, natural. Nada daquela rebuscada afetação dos textos do século passado.
Image of page 4
Image of page 5
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern