Os solos com distribuição bimodal de poros

Info icon This preview shows pages 375–377. Sign up to view the full content.

Os solos com distribuição bimodal de poros apresentam dois pontos de entrada de ar na curva característica de retenção de água. O primeiro é referente à entrada de ar nos ma- croporos, para pequenos valores de sucção, e o segundo diz respeito à entrada de ar nos mi- croporos, para valores de sucção mais elevados. Nos solos tropicais, os macroporos ocorrem interagregados, enquanto os microporos estão intra-agregados, estes muitas vezes podendo apresentar volume total maior que o dos macroporos (CARDOSO, 2002). Como se encon- tram distribuídos na matriz do agregado, os microporos, geralmente, interferem pouco nos comportamentos hidráulico e mecânico do solo, afetando de modo mais incisivo apenas a deformabilidade e a resistência dos próprios agregados. Segundo Aubertin et al . (1998) apud Guimarães (2002), espera-se que o ponto de entrada de ar varie entre 0,2 kPa a 1 kPa em areias grossas, 1 kPa a 3,5 kPa em areias médias, 3,5 kPa a 7,5 kPa em areias finas, 7 kPa a 25 kPa em siltes e mais de 25 kPa para as argilas. Para as curvas apresentadas, verifica-se que, neste sistema de classificação, o solo de Boa Vista se enquadraria na categoria areia média, e o de Brasília, na categoria areia fina. No entanto, a intemperização gerando a agregação das partículas termina por criar uma condição de macroporosidade que desloca o solo neste sistema de classificação, pois, para os casos em tela, tem-se para o solo de Boa Vista uma areia fina argilosa e para o de Brasília uma argila arenosa (SILVA, 2007). Obser- va-se, no entanto, que a pressão de entrada de ar dos dois solos é muito semelhante, mostrando que os agregados são minerais de mesma natureza, minerais cauliníticos. Considerando-se o teor de argila obtido com o uso de defloculante (27,1%) e o teor de umidade de 5% como correspondente a microporosidade dos agregados, é possível estimar o índice de vazios dos agregados. Obtém-se, assim, um valor estimado desse índice de vazios como igual a 0,476.
Image of page 375

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 346 A curva característica obtida para o solo de Boa Vista indica ainda, pela verticalidade da curva entre os pontos de término de entrada de ar dos macroporos (w=12%) e o ponto de início da entrada de ar no microporos (w=5%), tratar-se de solo com pouca graduação de poros entre os macro e os microporos. Figura 17. Curva característica umidade versus sucção do solo de Boa Vista, RR. 5.9 Ensaio de cisalhamento direto Os ensaios de cisalhamento direto foram realizados a uma velocidade de 0,046 mm/ min, utilizando-se corpos-de-prova com seção de base quadrada (6 cm x 6 cm) e 2,54 cm de altura no estado natural. A Tabela 4 apresenta os índices físicos dos corpos-de-prova ao final do ensaio. Observa-se desses resultados que apenas o corpo-de-prova submetido a 200 kPa de tensão confinante vertical sofreu significativa redução de porosidade ao longo do ensaio.
Image of page 376
Image of page 377
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern