Critérios de êxito o pé de chamada é colocado no

This preview shows page 43 - 46 out of 65 pages.

Critérios de êxito: O pé de chamada é colocado no local correto. Realiza corridas semelhantes e ajusta- 4. “Fosbury flop” com 7-9 passos Objectivo: Realização do movimento completo, com maior velocidade e com a corrida ajustada. Descrição: Salto completo utilizando a corrida indi- vidual, marcada no exercício anterior. Critérios de êxito: Corrida ajustada, acelerando o ritmo durante a curva. Ajuda a chamada com a elevação activa 2. “Fosbury flop” c/ chamada elevada Objetivo: Aumentar o tempo de voo e aumentar a perceção e controlo das rotações adqui- ridas durante a chamada. Descrição: Mantendo o enquadramento e a es- trutura de corrida em “J” definidos no nível elementar, saltar, com 5-6 passos de corrida, realizando a chamada sobre uma caixa com 10-15cm de altura colo- cada no local adequado. Critérios de êxito: Realiza a chamada após corrida pro- gressivamente acelerada; Os segmentos livres ajudam na ação de impulsão; Forma um arco dorsal sobre a fasquia e esquiva os pés com um movimento ativo. Material / Observações: Colchão; postes; elástico ou fasquia; caixa; sinalizadores e giz. Marcar o percurso em curva e assinalar as marcas de início da corrida. das de forma consistente. O ritmo é progressivo e adequado para saltar com dinamismo. Material / Observações: Colchão; postes; elástico; sinalizadores e giz. dos segmentos livres. Transpõe a fasquia com o corpo arque- ado Cai sobre a zona dorsal superior. Material / Observações: Colchão; postes; elástico ou fasquia; sinalizadores e giz. Os alunos marcam a sua própria corrida, com uma marca de início de corrida e outra de início da curva. Manter a zona de chamada proibida.
Image of page 43
LANÇAR 87 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO SALTAR 86 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO “Fosbury Flop” c/ 7-9 passos de corrida de balanço (4 em curva) LANÇAR
Image of page 44
LANÇAR LANÇAR 88 89 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO LANÇAR Lançar corresponde à capacidade de pro- jetar um objeto / engenho a uma deter- minada distância. Os lançamentos podem ser analisados de acordo com as seguintes fases: 1. Preparação , em que o atleta pega no engenho e coloca-se na posição inicial; 2. Balanço , onde o atleta executa uma série de movimentos que têm como objetivo acelerar o corpo e conse- quentemente o engenho; 3. Lançamento propriamente dito, altura em que o atleta passa pela “posição de força” e procura transferir a veloci- dade do corpo para o engenho e; 4. Recuperação , que se inicia depois de o engenho sair da mão e visa equili- brar o atleta para evitar ensaios nulos. Nos lançamentos, a fase de lançamento propriamente dito, que corresponde à transmissão final de forças para o engenho de forma a projetá-lo, pode considerar-se a mais importante numa fase inicial do processo ensino-aprendizagem.
Image of page 45
Image of page 46

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors