Figura 1 olhar integrado em diferentes amplitudes

Info icon This preview shows pages 61–63. Sign up to view the full content.

Figura 1. Olhar integrado em diferentes amplitudes sobre o urbanismo, o paisagismo e o projeto arqui- tetônico. Apesar da necessidade desta percepção em escalas distintas do plano urbanístico e dos projetos paisagístico e arquitetônico, cabe aqui citar Camapum de Carvalho et al. (2009, p. 359), que, ao discutirem questões urbanísticas e os projetos geotécnicos de escavação e fun- dação, pontuaram: É comum na engenharia se compartimentar os estudos e projetos. Perde-se a concep- ção geral e aprofunda-se de modo desproporcional nas questões tópicas. Essa perda de visão global e integrada vai desde a concepção e definição do traçado urbanístico até a simples construção de um edifício, esta também, em si, quase sempre pouco integrada nas diferentes fases dos distintos projetos, arquitetura, estrutura, geotecnia, sistemas hidráulicos e de esgoto etc. Hoje, embora a tendência seja à escassez de água no Planeta, as águas pluviais são, mui- tas vezes, vistas como um problema, pois a elas se atrelam problemas como erosões, alaga- mentos e inundações. Este capítulo busca situar as águas pluviais no campo das soluções para a escassez de água no planeta, remetendo os problemas delas oriundos ao campo da gestão socioambiental.
Image of page 61

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A infiltração no contexto do plano urbanístico e dos projetos paisagístico e arquitetônico 27 2 Urbanismo O urbanismo é visto aqui de modo geral, tocando as questões de estudo, planejamento, regulação e controle do desenvolvimento urbano. A análise aborda principalmente as ques- tões de engenharia e, brevemente, a regulação e o controle. As discussões se voltam, sobre- tudo, para o meio físico, embora se saiba que, sendo de natureza eminentemente multidisci- plinar, deveriam compreender um escopo muito mais amplo que envolvesse tópicos como a sociologia urbana. Embora o urbanismo deva ser entendido como uma ciência humana, o foco neste capítulo está sobre as questões de engenharia geotécnica, importantes para o seu desenvolvimento. Para discuti-las, são levados em consideração aspectos do meio físico exter- no (ambientais e de ocupação e uso do solo) e interno (características do maciço e do fluxo de água em seu interior), com base em uma visão simplista, de modo a fazer uma reflexão sobre diretrizes de engenharia relevantes para se projetarem e ordenarem as cidades brasileiras. O trato das questões visa o homem, a vida e sua qualidade e, assim sendo, não há como negar: o Capital e o Estado serão beneficiários, sem que possam ser admitidos ou vistos como simples detentores. Historicamente tem sido admitido o termo urbanismo como derivado dos estudos do engenheiro catalão Ildelfons Cerdá, que trouxe para a remodelagem das cidades grandes con- tribuições no século XIX. Embora sem usar diretamente o termo urbanismo, Cerdá utilizou o termo urbe referindo-se aos diferentes tipos de assentamento humano e o termo urbanização como definidor da ação humana sobre os assentamentos. Talvez pela sua formação técnica
Image of page 62
Image of page 63
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern