Construído de forma a possibilitar seu uso como

Info icon This preview shows pages 408–410. Sign up to view the full content.

construído de forma a possibilitar seu uso como reservatório de detenção, seguido de infiltração da água nos eventos de chuva; h) fatores locais, como tipo de solo, profundidade do nível d’água, riscos de instabilida- de do perfil e riscos de colapso diante da condição de elevada umidade; i) custo de implantação do sistema. 3 Conceitos gerais sobre o projeto de poços de infiltração Os poços de infiltração são sistemas pontuais, cuja profundidade depende do perfil de solo e nível do lençol freático. A camada superficial de solo sofre variações sazonais de umidade em função da distri- buição desigual das chuvas. Na região do Cerrado brasileiro, essa “zona ativa” encontra-se nos primeiros 2 a 3m. A execução de sistemas de infiltração como poços ou outros nas camadas do solo tendem a interferir menos na estrutura desse solo, pois o mesmo já está “preparado” para variações de umidade que os sistemas de infiltração provocarão. A execução de sistemas de infiltração mais profundos requer estudos mais detalhados. Os poços permitem o armazenamento e a infiltração de certo volume de água no solo. A Figura 2 ilustra um sistema de poços de infiltração. Um sistema de poços completo para ser instalado em subsolo de edifício tem as características descritas a seguir. a) Revestimento da parede e do fundo com manta de geotêxtil que atuará como filtro nos dois sentidos, localizada na interface entre o solo e o revestimento do poço. No caso de poços não revestidos e preenchidos com material drenante, como brita, o geotêxtil atuará na interface entre este e o solo, passando a ter também a função de auxiliar na distribuição do fluxo. b) Revestimento em tubos de concreto pré-moldados e perfurados ou tijolos assenta- dos em crivo ou mesmo o uso de pneus usados que são indicados para utilização em lotes com construções de poucos poços, pois é um sistema de fácil execução e a técnica é de domínio popular. O poço pode ainda não ser revestido, caso em que se recomenda o seu preenchimento com material de elevada capacidade de armazena- mento e drenagem. Já existem no mercado produtos manufaturados com índice de vazio superior a 97%, confeccionado com material de polipropileno, não nocivo ao meio ambiente, de alta resistência mecânica e resistente a ataques químicos do solo. De acordo com o fabricante, esses produtos podem ser oferecidos em sete padrões de capacidade de carga diferentes ou sob encomenda para a carga necessária. De qual- quer forma, é recomendável a pré-filtragem da água de modo a evitar a colmatação do material de enchimento do poço ou a funcionalidade do sistema.
Image of page 408

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Poços como estruturas de infiltração 379 c) Para os poços revestidos deve ser colocada uma camada de material granular coloca- da no fundo do poço.
Image of page 409
Image of page 410
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern