Simples primeiramente identificamos a mínima da

This preview shows page 16 - 19 out of 93 pages.

Simples, primeiramente identificamos a mínima da tendência de baixa, que neste caso está no ponto B. Agora marcamos com uma linha horizontal a resistência proporcionada pela máxima do topo que antecede a mínima da tendência. Houve o rompimento desta resistência? Sim. Portanto a tendência de baixa da GFSA3 foi finalizada. Observe que em seguida há um movimento de baixa formando um topo mais alto que o topo anterior, confirmando assim a quebra da sequência de topos descendentes. Exemplo AMBV4 Vamos a outro exemplo. No gráfico diário da AMBV4, figura abaixo, repare que os topos e fundos são descendentes até o ponto A, ponto mais baixo do gráfico. Qual o topo que antecede a mínima da tendência de baixa? Correto. Traçamos então uma linha horizontal de resistência na máxima deste topo.
Image of page 16
FORMANDO VENCEDORES - LUCAS TRADER 17 A partir deste momento já é possível perceber que a tendência de baixa foi finalizada. Mas por quê? Porque o movimento de alta iniciado no ponto A rompeu a linha de resistência do fundo anterior, ponto B, quebrando assim a sequência de topos descendentes. A finalização da tendência de baixa torna-se mais importante quando há um fechamento acima da resistência. Neste exemplo isto somente ocorreu no próximo candle, ponto C, cujo preço de fechamento está acima da máxima do topo anterior. Fundo ascendente Vimos que a superação do topo que antecede o fundo mais baixo anula a tendência de baixa, mas e se ocorrer apenas um fundo mais alto? Veja na figura a representação gráfica do que acabei de perguntar. A ocorrência do fundo ascendente destacado em azul anula a tendência? Não, apenas sinaliza um enfraquecimento da mesma, visto que não houve força vendedora suficiente para manter a sequência de fundos cada vez mais baixos. Exemplo CSNA3 O gráfico diário da CSNA3, figura abaixo, mostra o preço em tendência de baixa através dos topos e fundos descendentes destacados. Após o fundo mais baixo observe que houve a formação de um fundo mais alto, o que não anula a tendência. No entanto, representa um sinal de fraqueza ao não conseguir manter a formação de fundos descendentes.
Image of page 17
FORMANDO VENCEDORES - LUCAS TRADER 18 A finalização da tendência de baixa é um importante sinal gráfico que traz a expectativa do início de uma nova tendência de alta. Entenda os Movimentos: Alta, Baixa e Lateral Movimentos O preço de um ativo no decorrer de um determinado período movimenta-se apenas em 3 direções: para cima, para baixo e de forma lateral, conforme sinalizado na figura. Movimento de alta Primeiramente o que é um movimento de alta? É um período de valorização do preço, caracterizado por uma pressão compradora mais forte que a vendedora. Em outras palavras, é o momento em que os compradores estão mais otimistas e os vendedores receosos. Os vendedores com o receio de que o ativo continue subindo costumam colocar um preço mais alto para venda e os compradores otimistas aceitam pagar os valores ofertados pelos vendedores.
Image of page 18
Image of page 19

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 93 pages?

  • Fall '19
  • Preço, Moeda, Investimento, Ombro, LUCAS TRADER

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture

  • Left Quote Icon

    Student Picture