Técnicas de Redação

Aula 15 qualidades de um texto em qualquer meio de

Info icon This preview shows pages 11–14. Sign up to view the full content.

Aula 15 Qualidades de um texto “Em qualquer meio de comunicação existem três interpretações: 1. o que o autor ou orador quer dizer; 2. o que ele realmente disse; 3. o que a pessoa que recebe a mensagem acha que foi dito. Deveríamos todos procurar assegurar que o primeiro e o último sejam idênticos.” R. T. Chappell & W.L. Read Dia do concurso, a folha em branco a sua frente, o tempo passando e o desespero tomando conta do candidato. Essa é uma cena que você vai notar ocorrer com inúmeras pessoas no dia do concurso, mas não com você. A sua 11
Image of page 11

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

dedicação fará de você um candidato tranqüilo e confiante em suas idéias e no seu texto final. Para que tal objetivo seja alcançado, vamos priorizar alguns detalhes fundamentais. Não existe redação em concurso feita em dez minutos. A idéia e o texto devem seguir um processo de elaboração consistente e progressivo. Uma boa redação pede planejamento, organização. Escrever um texto não significa apenas preencher o papel com frases soltas. Escrever pressupõe uma série de operações anteriores. As qualidades de um texto podem ser agrupadas em cinco características: unidade, coerência, conteúdo, concisão e coesão. Aula 16 Unidade Um bom texto expressa uma boa relação entre as idéias. Observe que uma boa comunicação é aquela em que o receptor reconhece com facilidade o assunto tratado e o posicionamento do emissor. Para tal, o primeiro passo para uma boa redação é a unidade entre as idéias. Todas as idéias devem estar relacionadas a um foco principal, a uma intenção do comunicador. Definindo o primeiro período: O primeiro período é fundamental para um bom parágrafo. Lembre-se de que o primeiro passo para que o parágrafo tenha unidade é a formulação de uma idéia inicial clara e objetiva. Se a primeira idéia não ficar clara, certamente as demais ficarão comprometidas ou sem relação entre si ou com a idéia central. Ex.: Brasília é a capital do Brasil. A cidade é muita seca e alguns moradores reclamam disso. A cidade foi construída por um presidente que muita gente sente saudade dele. A cidade tem um lago e muitos parques, mesmo assim existe pouca área de lazer. Os principais órgãos do poder público estão em Brasília. Sendo assim, a cidade agrada a uns e não a outros. Como você pôde observar, as idéias estão relacionadas a Brasília, porém não apresentam uma idéia central, uma unidade. Encontram-se apenas informações soltas e não dando suporte a um posicionamento maior. A primeira idéia apresentada no parágrafo deve ser definida para servir aos propósitos do parágrafo e do texto como um todo. Observe o parágrafo abaixo: O corpo humano divide-se em três partes: cabeça, tronco e membros . A cabeça é a mais importante de todas, pois contém o cérebro e os principais órgãos do sentido. O tronco aloja o coração, os pulmões, o estômago, 12
Image of page 12
os intestinos, os rins, o fígado e o pâncreas. Finalmente, os membros , que podem ser superiores (braços e mãos) e inferiores (pernas e pés).
Image of page 13

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 14
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Winter '99
  • Averróis
  • renda per, ADE DE CORREÇÃO, CORREÇÃO DE PROV, Luiz Carlos Figueiredo, DISSERT ATIV

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern