Logo além do conhecimento da porosidade dos

Info icon This preview shows pages 126–128. Sign up to view the full content.

Logo, além do conhecimento da porosidade dos materiais, é necessário o entendimento da capacidade desses materiais em permitir o fluxo de água por esses poros, denominada de permeabilidade. Essa capacidade depende do tamanho dos poros e da conexão entre eles. Com a redução do tamanho das partículas do solo, há um aumento da porosidade, mas ocor- re uma diminuição da permeabilidade. Em um sedimento argiloso, por exemplo, apesar de existir alta porosidade, a permeabilidade é muito baixa, pois, nos poros muito pequenos, a água fica presa por adsorção. Outro parâmetro importante a ser conhecido é a condutividade hidráulica, que é uma ca- racterística intrínseca do material. A diferença do potencial hidráulico em relação ao percurso do fluxo de água subterrânea é a condutividade hidráulica, a qual é expressa pela capacidade de transmissão de água, em função da inclinação do nível freático. O fluxo de água subterrânea é condicionado, não só pela inclinação do nível d’água e pela diferença de potencial hidráulico entre dois pontos, mas também pela permeabilidade do subsolo e pela viscosidade da água. Do exposto, destaca-se que as características dos materiais, ou seja, os aspectos geoló- gicos influenciam na porosidade, na permeabilidade e condutividade hidráulica. Em se tra- tando do substrato rochoso, o tipo de rocha presente e os eventos tectônicos condicionam, dentre outros parâmetros, a porosidade, a permeabilidade e a condutividade hidráulica desse substrato, influenciando, por sua vez, as condições dos aquíferos. Esses aspectos são aborda- dos na próxima seção. 4 Aspectos geológicos dos aquíferos As unidades rochosas ou os sedimentos, porosos e permeáveis, que armazenam e trans- mitem volumes significativos de água subterrânea, passível de ser explorada pela sociedade, são chamadas de aquíferos (do latim “carregar água”). A disciplina Hidrogeologia encarrega-
Image of page 126

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Tópicos sobre infiltração: teoria e prática aplicadas a solos tropicais 94 -se dos estudos referentes aos aquíferos, quanto à exploração e à proteção das águas subter- râneas. Quando a hidrogeologia de uma determinada região é descrita, sua descrição engloba desde o substrato rochoso até o material inconsolidado sobrejacente. Na presente seção, abor- dam-se principalmente os aspectos geológicos relativos ao substrato rochoso. A descrição dos aspectos de um substrato rochoso envolve informações sobre as rochas existentes, levando em conta o evento que deu origem a esse substrato e posteriores eventos associados à tectônica, aos quais porventura tenha sido submetido. A litologia presente em determinada área é um dos condicionantes dos processos de infiltração e percolação da água subterrânea. Dentre os aspectos geológicos que interferem nesses processos, destacam-se: o tipo de rocha ou litologia; a textura e a estrutura, associadas a essa litologia, e a estrutura referente àquela gerada durante ou após a formação da rocha, incluindo os eventos tectônicos de dobramento e falhamento.
Image of page 127
Image of page 128
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern