Técnicas de Redação

30 tema 3 a pesquisa retrato da leitura no brasil

Info icon This preview shows pages 30–33. Sign up to view the full content.

30
Image of page 30

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

TEMA 3 A pesquisa Retrato da Leitura no Brasil evidenciou o quanto a maioria dos brasileiros está distante da leitura. Barreiras das mais diversas fazem que cerca de dois terços da população alfabetizada maior de quatorze anos não tenha acesso ao livro. Considerando o texto acima, que tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema a seguir: Política de leitura no Brasil. Em sua dissertação, devem ser abordados, necessariamente, os seguintes aspectos: • criação e manutenção de bibliotecas e democratização do acesso a elas; • qualificação do professor como figura essencial à formação de leitores. TEMA 4 Tendo em vista a discussão referente ao ensino superior e as múltiplas questões que o assunto suscita, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do tema a seguir: A expansão do ensino superior brasileiro prioritariamente no âmbito da iniciativa privada. Em sua dissertação, devem ser contemplados, necessariamente, os seguintes aspectos: • resolução do problema crucial do financiamento desse nível de ensino em instituições particulares; • formas de avaliação, pelo poder público, da qualidade do ensino ministrado nos estabelecimentos de ensino particular. TEMA 5 Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros. Cidadania e democracia estão baseadas em princípios éticos e têm o infinito como limite. Não existe limite para a solidariedade, a liberdade, a igualdade, a participação e a diversidade. A democracia é uma obra inesgotável. Herbert de Souza. Democracia e cidadania. In: Carla Rodrigues (Org.) Democracia : cinco princípios e um fim. São Paulo: Moderna, 1996, p. 66 (com adaptações). Não tem como você estereotipar alguém como negro só por causa da cor. No fundo, todo brasileiro é meio negro. Flávio Martins, 19 anos, aluno de Letras, UnB. Correio Braziliense , 10/6/2003. A rigor, mesmo as vozes contrárias à política de cotas admitem que a situação é injusta e precisa ser revertida, mas não à custa do direito dos outros ou do princípio da igualdade e da isonomia dos brasileiros, independentemente de credo político, religioso ou raça. Revista do Livro Universitário , março/abril 2003 (com adaptações). 31
Image of page 31
Considerando que as idéias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema: Identidade étnica e construção da cidadania. TEMA 6 A resposta à criminalidade entre os adultos é dada pelo direito penal, que privilegia a aplicação de penas privativas de liberdade (detenção e prisão). Essa sistemática tem por resultado a superlotação carcerária, um saldo exorbitante de mandados de prisão não- cumpridos e um índice de reincidência criminal de 65%. Isso leva a crer que o
Image of page 32

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 33
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Winter '99
  • Averróis
  • renda per, ADE DE CORREÇÃO, CORREÇÃO DE PROV, Luiz Carlos Figueiredo, DISSERT ATIV

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern