Ológicas locais como as variações do nível dágua

Info icon This preview shows pages 72–73. Sign up to view the full content.

ológicas locais, como as variações do nível d’água, assumem grande importância em projetos de fundação, contenção, impermeabilização e drenagem. Portanto, é preciso ter uma visão integrada quanto às tendências de uso e ocupação do solo. Assim, em uma área urbana destinada a edifícios residenciais ou comerciais, deve-se, hoje no Brasil, dispensar atenção especial à necessidade de subsolos, pois estes podem inter- ferir diretamente na posição do lençol freático ao afetarem o fluxo de água na subsuperfície, além de reduzirem a capacidade de armazenamento natural de água (CAMAPUM DE CAR- VALHO et al. , 2009). A mesma atenção deve-se ter quando da opção por meios de transporte de massa, como os metrôs, os quais frequentemente necessitam de túneis que, além de inter- virem nos fluxos subterrâneos, podem igualmente comprometer a capacidade de armazena- mento de água no subsolo. Como mencionado anteriormente, a capacidade de infiltração bem como a de arma- zenamento de água de um solo dependem de diversos fatores, inclusive de características texturais, estruturais e da distribuição granulométrica nos perfis. Entretanto, essas caracterís- ticas devem ser avaliadas mantendo os solos em estado natural ou quase natural, ou seja, sem que a sua textura e estrutura sofram alterações em laboratório por meio do uso de agentes químicos, como os defloculantes, ou mecânicos, como os misturadores. As alterações das referidas características interferem sobremaneira nas taxas de condutividades hidráulica, isto é, na velocidade de percolação da água através dos poros dos solos e, consequentemente, na velocidade de descarga, impedindo o estabelecimento de relações com a capacidade de infil- tração no campo. A condutividade hidráulica é uma das propriedades essenciais dos solos e necessária a todos os estudos que envolvem o fluxo de água nesse meio. Ela se encontra associada às propriedades físico-químicas e mineralógicas do solo. Para fins de planos urbanísticos, esse parâmetro é um dos fatores preponderantes na escolha de materiais para, por exemplo, a construção de barreiras impermeabilizantes e de sistemas de infiltração. Assim, para que se defina a capacidade de infiltração de um perfil de solo, limitando-se às propriedades físicas, é fundamental considerar não só a textura e a estrutura dos solos, mas também o arranjo estru- tural, a porosidade e a distribuição dos poros. A porosidade e a distribuição de poros no solo estão, em regiões tropicais, quase sempre associadas ao grau e ao processo de intemperização sofridos. Essas características são extre- mamente importantes para o processo de infiltração, embora as propriedades do manto de intemperismo transcendam a questão da infiltração, pois são definidoras, por exemplo, do tipo de fundação e das condições de escavação.
Image of page 72

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

Image of page 73
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern