Mente no escoamento superficial por causa da

Info icon This preview shows pages 84–86. Sign up to view the full content.

mente no escoamento superficial, por causa da alteração gerada no gradiente hidráulico que condiciona a infiltração. Ao considerar a variação nas condições de estado do solo, como a poropressão, a umi- dade e o índice de vazios, no entendimento da oferta e da demanda de umidade na fronteira solo-atmosfera, é necessária a compreensão dos fatores climáticos. O conhecimento das con- dições atmosféricas auxilia na análise da variação de umidade do solo, ao serem levados em conta os componentes relativos à precipitação total, à radiação solar, à velocidade dos ventos, à temperatura e à umidade relativa do ar. Em função de características climáticas das regiões tropicais, sazonalidade da umida- de, elevadas temperaturas e episódios pluviométricos rápidos e intensos, associados ainda às especificidades dos solos tropicais não saturados, o entendimento da variação sazonal da umidade se torna relevante, uma vez que o entendimento do comportamento dos solos par- te da compreensão dos fluxos de umidade na interface solo-atmosfera. Nesse contexto, os eventos pluviométricos, principalmente os extremos, devem ser considerados não só quanto à intensidade, duração e frequência, mas também quanto ao estado do solo (grau de intem- perização, umidade, porosidade e distribuição dos poros) e ao nível de antropização pelo qual tem passado o maciço. 2 Clima Nimer e Brandão (1989) afirmam que as variações climáticas assumem importante papel nos estudos das complexas interações dos meios bióticos e abióticos, pois representam um fator ativo dessas relações, tanto como insumo de energia, quanto como regulador dos pro- cessos inerentes às referidas interações. Nos estudos referentes aos processos hidrológicos, é relevante distinguir tempo atmos- férico e clima . O tempo atmosférico refere-se às propriedades físicas que indicam o estado momentâneo da atmosfera de determinado lugar, com relação aos atributos do clima como temperatura do ar, pressão, umidade relativa e outros fenômenos meteorológicos. A carac- terização do clima decorre da sucessão habitual dos diferentes tipos de tempo atmosférico em determinado lugar (SORRE, 1951), considerando tempo (cronológico), segundo Ayoade (1991), de no mínimo 30 anos. A variação espacial e temporal dos elementos climáticos deve-se aos fatores do clima como latitude, relevo, vegetação, continentalidade/maritimidade e atividades humanas. Aos fatores do clima, asssociam-se os aspectos dinâmicos das correntes oceânicas, massas de ar e frentes que integrados, qualificam os distintos tipos de clima dos lugares (MENDONçA e DANNI-OLIVEIRA, 2007). Dentre os fatores relacionados às características microclimáticas, a energia solar inci- dente sobre uma superfície consiste na principal fonte de energia para os processos físicos
Image of page 84

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

A influência do clima na infiltrabilidade do solo 51 e químicos atuantes no maciço, como o aquecimento do ar e do solo e o fluxo da água e
Image of page 85
Image of page 86
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern