Uma proposta que se enquadra na lógica de

This preview shows page 4 - 8 out of 46 pages.

Portugal. Uma proposta que se enquadra na lógica de programação das unidades didácticas tidas em conta no início do ano lectivo. Para responder a todas as exigências/problemáticas que um processo de aprendizagem pressupõe, esta proposta começa por explicitar o enquadramento /contexto, onde todo o processo de aprendizagem será construído, estruturado e operacionalizado.
Image of page 4
Caderno de Exercícios Prof. Frederico Dias Prof. Nuno Rodrigues Página 5 2.Modalidades abordadas no Contexto Escolar Para que se construa uma metodologia rigorosa e que remeta, o enquadramento do caderno de exercícios para uma operacionalização efectiva das modalidades abordadas, são constituídas no programa nacional de Educação Física ( PNEF ) ao nível do 3º ciclo e ensino secundário matérias nucleares leccionadas: - Futsal; - Voleibol; Ao nível dos Desportos Colectivos - Basquetebol; - Andebol; - Corfebol; - Ginástica de Solo; - Ginástica de Aparelhos; Ao nível das Modalidades Gímnicas - Ginástica Rítmica; - Ginástica Acrobática; - Atletismo; Ao nível das Modalidades Individuais - Patinagem; - Orientação; - Raquetas; Ao nível das Modalidades de Confrontação Directa - Dança; Ao nível das Actividades Rítmicas Expressivas
Image of page 5
Caderno de Exercícios Prof. Frederico Dias Prof. Nuno Rodrigues Página 6 3.Objectivos do Caderno de Actividades A concretização do caderno de actividades tenta responder a diferentes necessidades, no entanto existe objectivos prioritários que carecem de uma resposta atempada e sobretudo fundamentada. É então alvejando um conjunto de estratégias que: Objectivos visados: Responder às necessidades de: Uma individualização do treino (para aquela turma, para aqueles alunos); intervenção e tomada de decisão em tempo útil de um modo consistente , identificando e resolvendo os problemas do aluno / da turma através de processos de diagnóstico / prescrição e controlo. Construção de uma equipa transdisciplinar que permita dar respostas eficientes e em tempo útil de acordo: Com as problemáticas que hoje se levantam ao nível da compreensão do Homem na Actividade Desportiva Com as exigências de um processo de transformação/aprendizagem consistente, na perspectiva imediata e mediata.
Image of page 6
Caderno de Exercícios Prof. Frederico Dias Prof. Nuno Rodrigues Página 7 4.Desportos Colectivos Perante a sistematização tida em conta na abordagem para o tratamento de variáveis neste tido de actividades desportivas, atendemos a um conjunto de variáveis a todas as modalidades colectivas, por um lado a divisão do trabalho implicando o desempenho de diferentes funções específicas e o domínio da dinâmica das suas coordenações. Assim o trabalho predominante a realizam enquadra- se dentro do treino da “ função a desempenhar e da “ dinâmica de grupos ” (Almada, F. 1994). De um modo simplificado o Modelo das Actividades Desportivas Colectivas, proposto na sistematização de Almada, Fernando traduz-se por ∑ t ≥ ∑ t´ , em que t é o tempo que a bola demora a percorrer um espaço desde que está na posse da equipa até a um possível ponto de intercepção e o t´ é o tempo que a equipa adversária demora a interceptar a bola.
Image of page 7
Image of page 8

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 46 pages?

  • Fall '19
  • aprendizagem, Aluno, Ombro, Drible, Prof. Frederico Dias

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors