Enquanto nós comia eu num parava de pensar e contar

Info icon This preview shows pages 293–295. Sign up to view the full content.

Enquanto nós comia eu num parava de pensar e contar das coisa da minha família e do Pai e do Adam tamém, era que nem que se eles vivia nas palava eles num morria nos corpo. Eu sabia que ia sentir muita falta da Meronym quando ela ia embora, causa-que eu num tinha mais nenhum mano na ilha Grande que não tava escravado. A Dama Lua subiu no céu e ficou olhano meus lindo Vale, tão rebentado, com aqueles olho prateado e pranteado dela, e os dingo chorava os morrido. Eu queria saber adonde que as alma das gente da minha tribo ia renascer agora que as mulher dos Vale não ia mais parir babito aqui. Eu queria que a Badessa tava ali pa me explicar, causa-que eu num sabia e a Meronym tamém não. Nós Presciente, ela respondeu adespois de um istante, credita que quem morre, morre mesmo e num volta mais não. Mas e a alma?, eu perguntei. Os Presciente num acredita que tem alma não. Mas a morte num é uma coisa pavorante se num tem nada adespois? É. Ela meio que sirriu, mas sem sorrir. A nossa verdade é pavorante mesmo. Foi a única vez que eu tive pena dela. As alma travessa os céu do tempo, dizia a Badessa, que nem nuve travessano os céu do mundo. Sonmi é o leste e o oeste, Sonmi é o mapa e as beira do mapa e o além das beira. As estrela pareceu, e fiquei de sentinelo primeiro, mas eu sabia que a Meronym não tava dormida, que
Image of page 293

Info icon This preview has intentionally blurred sections. Sign up to view the full version.

tava era pensano e revirano debaixo das coberta té que desistiu e veio ficar do meu lado veno a cascata luarada. As pregunta me butucava que era uma desgraça. Os fogo das gente dos Vale e dos Presciente vai se apagar essa noite, falei, e isso num prova que os selvage são mais forte que os Civilado? Não é que os selvage é mais forte que os Civilado, a Meronym arrespondeu, é que os número grande é mais forte que os número pequeno. A Ciença deu pa nós uma vantage por muitos ano, que nem minha matadeira me deu uma vantage lá no Lago Inclinado, mas um número grande de mão e cabeça vai zerar essa vantage um dia. Antonce é melhor ser selvage que ser Civilado? Qual o sentido direto dessas duas palava? Selvage num tem lei não, arrespondi, mas Civilado tem. Tem uma coisa ainda mais profunda. O selvage satisfaz as nessidade dele agora. Tá com fome, come. Tá zangado, dá porrada. Tá tesado, gancha uma mulher. O senhor dele é a vontade, e se a vontade dá mando “Mata” ele mata. Que nem um bicho feroz. É, os Kona era assim mesmo. Já o Civilado tem as mesmas nessidade tamém, só que ele xerga mais longe. Ele come metade da comida agora, mas pranta a outra metade pa num passar fome amanhã. Ele tá zangado, aí para e pensa por que é que tá, pa num ficar zangado da próxima vez. Ele tá tesado, mas ele tem mana e filha que tem que ser arrespeitada, e antonce ele arrespeita as mana e filha dos mano dele. A vontade dele é escrava dele, e se a vontade poribe dizeno “Não!”, ele num faz não.
Image of page 294
Image of page 295
This is the end of the preview. Sign up to access the rest of the document.
  • Spring '09
  • SteveWard

{[ snackBarMessage ]}

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern