12 Mecanismos de regula\u00e7\u00e3o A regula\u00e7\u00e3o da PA \u00e9 um processo bastante complexo O

12 mecanismos de regulação a regulação da pa é

This preview shows page 17 - 19 out of 95 pages.

1.2. Mecanismos de regulação A regulação da PA é um processo bastante complexo. O centro de controlo da circulação encontra-se no Sistema Nervoso Central (SNC), mais especificamente na ponte e medula oblonga (Konig et al., 2006). A regulação é feita pelo SNC, sendo o Sistema Nervoso Simpático (SNS) responsável pelo aumento da PA e o Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) responsável pela diminuição da pressão. A homeostase é mantida consoante a informação transmitida ao SNC através de quimioreceptores e baroreceptores que transmitem informação relativamente a factores como tensão na parede dos vasos, pressão intravascular e conteúdo sanguíneo em Oxigénio e Dióxido de carbono (Egner et al., 2003). Existem mecanismos de regulação de efeito a curto, médio e longo prazo que interagem entre si. A regulação a curto prazo é feita através do SNS e SNP, a médio prazo através do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona (SRAA) por acção da angiotensina e a longo prazo pelos péptidos natriuréticos atriais (PNA), a hormona antidiurética (ADH) e também pelo SRAA, através da aldosterona (Egner et al ., 2003) A regulação imediata ou a curto prazo, ocorre em menos de um minuto e é levada a cabo pelos SNS e SNP (Egner et al ., 2003). O Sistema Nervoso Autónomo regula o sistema cardiovascular através dos SNS e SNP que induzem a libertação, quando necessária dos respectivos neurotransmissores (Cunningham, 2004). Os neurotransmissores do SNS que activam os receptores adrenérgicos são a adrenalina e noradrenalina também designadas por epinefrina e norepinefrina, e o do SNP que activa os receptores colinérgicos é a acetilcolina (Konig et al ., 2006). Qualquer um destes neurotransmissores exerce o seu efeito nos receptores de membrana das células musculares cardíacas, endoteliais ou no músculo liso dos vasos sanguíneos (Cunningham, 2004). Os receptores α -adrenérgicos encontram-se no músculo liso das arteríolas dos órgãos e no músculo liso das veias abdominais. Quando activados estes receptores induzem a constrição dos vasos. Por sua vez, os receptores β -adrenérgicos, que se
Image of page 17
18 encontram nas arteríolas (coronárias e do músculo esquelético) e no músculo cardíaco exercem a sua acção na actividade cardíaca. Os β 1 -adrenérgicos provocam vasodilatação das arteríolas o que aumenta o fluxo sanguíneo no coração e músculo esquelético (Cunningham, 2004). Os receptores colinérgicos encontram-se nas células musculares cardíacas e também nas arteríolas e são activados pela acetilcolina libertada pelo SNP. A sua acção reduz significativamente a frequência cardíaca e provoca vasodilatação. Origina assim uma diminuição do DC (Cunningham, 2004). Quando por resposta a uma situação de stress ou quando é detectada uma diminuição da PS há estímulação dos neurónios simpáticos com secreção de epinefrina e norepinefrina por parte das adrenais que vão activar α - adrenoreceptores e β - adrenoreceptores resultando em vasoconstrição, aumento da contractilidade e frequência
Image of page 18
Image of page 19

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 95 pages?

  • Fall '17
  • jonh

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes