O desafio é encadear um salto sucessivo hop com um

This preview shows page 36 - 38 out of 65 pages.

O triplo salto é um conteúdo que surge no nível avançado. O desafio é encadear um salto sucessivo (hop), com um salto alternado (step) e um salto que termina a pés juntos (jump), com uma corrida de balanço.
Image of page 36
SALTAR SALTAR 72 73 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO Sequência de ensino Na abordagem do triplo salto é fundamental centrar a aprendizagem nos aspectos fundamentais para realizar uma impulsão (salto), cuja particularidade é a introdução de chamadas sucessivas com o mesmo apoio (“hop – pé coxinho”), numa sequência pré- determinada (hop- step-jump). 1. Combinação de hop-steps Objetivo: Combinar saltos alternados e sucessivos sem rutura no ritmo nem na estrutura da ação, utilizando referenciais visuais. Descrição: Saltar apoiando um ou outro pé, de acordo com a cor do referencial visual. Critérios de êxito: Coordena os apoios de acordo com o solicitado. Desenrola os apoios por toda a planta do pé. Mantém o equilíbrio e a velocidade durante a ação. Mantém um ritmo de salto uniforme. Material / Observações: Obstáculos, arcos ou sinalizadores de duas cores. Usar distâncias que permitam aumen- tar progressivamente a intensidade e a dificuldade de salto (1,5 a 2,5m entre apoios). Corrida: 1. De uma forma geral, é semelhante á corrida para o salto em comprimento; (Fig. 1 e 2) Primeiro salto (“pé-coxinho” ou “hop”): (Fig. 3, 4, 5, 6, 7 e 8) 2. O pé apoia totalmente; (Fig. 3) 3. Tentar não perder velocidade, “passando” mais pela tábua de chamada do que no comprimento; 4. Durante a chamada, o movimento ativo das pernas é acele- rado e ampliado; 5. A coxa da perna livre avança rapidamente até uma posição horizontal, enquanto todas as articulações da perna de cha- mada (anca, joelho e pé) são estendidas ativamente; 6. O tronco mantém-se vertical, com a cabeça levantada e o olhar em frente, mantendo o equilíbrio geral do corpo; 7. Os braços ajudam de forma rápida e coordenada com as pernas; 8. Após deixar o solo, o movimento de corrida prolonga-se, dando uma passada no ar e preparando a chamada seguin- te que será realizada com a mesma perna – é fundamental manter o equilíbrio geral do corpo; Segundo salto (“passada saltada” ou “step”): (Fig. 9, 10, 11, 12, 13 e 14) 9. O pé apoia totalmente; (Fig. 7) 10. Manter o corpo rígido e equilibrado; 11. Acelerar o movimento de cruzamento das pernas durante o apoio, para melhor conservação da velocidade horizontal; 12. Os braços ajudam de forma ativa e coordenada com o movi- mento das pernas; 13. Manter a posição final da chamada, com o joelho fletido à frente do corpo e a perna que fez o salto descontraída atrás; 14. O tronco deve manter-se próximo da vertical durante o voo, preparando o último salto (“jump”); Terceiro salto (salto ou “jump”): (Fig. 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21 e 22) 15. O último salto é realizado com a outra perna, de forma se- melhante à descrita no salto em comprimento; Queda: (Fig. 22) 16. Tem características idênticas às do salto em comprimento. Determinantes técnicas 2. Sequências de ritmo de triplo Objetivo: Aprendizagem da coordenação e do ritmo específico do salto, utilizando referenciais visuais.
Image of page 37
Image of page 38

You've reached the end of your free preview.

Want to read all 65 pages?

  • Fall '19
  • Pedagogía, aprendizagem, jogos olímpicos, CONHECIMENTO

What students are saying

  • Left Quote Icon

    As a current student on this bumpy collegiate pathway, I stumbled upon Course Hero, where I can find study resources for nearly all my courses, get online help from tutors 24/7, and even share my old projects, papers, and lecture notes with other students.

    Student Picture

    Kiran Temple University Fox School of Business ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    I cannot even describe how much Course Hero helped me this summer. It’s truly become something I can always rely on and help me. In the end, I was not only able to survive summer classes, but I was able to thrive thanks to Course Hero.

    Student Picture

    Dana University of Pennsylvania ‘17, Course Hero Intern

  • Left Quote Icon

    The ability to access any university’s resources through Course Hero proved invaluable in my case. I was behind on Tulane coursework and actually used UCLA’s materials to help me move forward and get everything together on time.

    Student Picture

    Jill Tulane University ‘16, Course Hero Intern

Stuck? We have tutors online 24/7 who can help you get unstuck.
A+ icon
Ask Expert Tutors You can ask You can ask You can ask (will expire )
Answers in as fast as 15 minutes
A+ icon
Ask Expert Tutors